.

NOTÍCIAS Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2019, 09h:57 | - A | + A Facebook Twitter Print google plus

Vendas do varejo sobem 0,1% em agosto, diz IBGE

 

As vendas do comércio variaram 0,1% em agosto, em relação com julho. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), este é o 3º resultado positivo consecutivo, o que representa 1 acréscimo de 1,2% nos últimos 3 meses.

 

A comparação faz parte da série com ajuste sazonal, quando confronta os dados de diferentes períodos. Em relação a agosto de 2018 (na série sem ajuste sazonal), o varejo cresceu 1,3%.

 

No acumulado do ano, o setor avançou 1,2%, enquanto que, em 12 meses, subiu 1,4%.

 

O IBGE mostrou que 4 das 8 atividades pesquisadas cresceram em agosto, na comparação com julho. Entre os destaques, hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo aumentaram 0,6%. Outros artigos de uso pessoal e doméstico também puxaram o índice para cima, com alta de 0,2%.

 

Os 2 itens responderam por 60% do resultado do comércio.

 

Também jogaram positivamente os equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,8%) e livros, jornais, revistas e papelaria (0,2%).

Na contramão, combustíveis e lubrificantes tiveram recuo de 3,3%, tecidos, vestuário e calçados caíram 2,5%, móveis e eletrodomésticos retraíram 1,5% e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos tombaram 0,3%.

 

VAREJO AMPLIADO

 

No varejo ampliado, que também considera atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas ficou estável em comparação com julho. Frente a agosto de 2018, o varejo ampliado aumentou 1,4%. Em 12 meses, alta de 3,7%.

 

Em agosto, na comparação com julho, o setor de veículos, do comércio ampliado, obteve queda de 1,7%. Por sua vez, as vendas de material de construção diminuíram 0,7%.

 

Poder 360 - 

 

IMPRIMIR

COMENTÁRIOS