HISTÓRIAS Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018, 14h:24 | - A | + A Facebook Twitter Print google plus

Uma História de lutas e superação

No começo, em meados da década de 1980, o sindicato se resumia a uma pequena sala no centro de Barra do Garças, com poucos filiados e quase nenhuma força para fazer o enfrentamento aos desmandos dos empregadores para com os trabalhadores no comércio que, à época, sofriam com todo tipo de perseguição.

O nosso sindicato foi criado por um comerciário que veio de Campo Grande (MS) para Barra do Garças já com esse propósito, isso por volta de 1986. Com o desgaste dessa primeira gestão junto à categoria, o sindicato tomou novos rumos com a eleição de uma nova diretoria.

A partir da gestão comandada por Edvaldo Pereira, o Sindicato passa por uma transformação de quantidade e qualidade, elevando o número de filiados, intensificando suas ações em defesa dos interesses da categoria, como reajustes salariais, melhores condições de trabalho e estruturação operacional, ao adquirir sede própria, em Barra do Garças e Primavera do Leste, e ampliar sua influência na sociedade.

Outra importante conquista foi o estabelecimento da Convenção Coletiva de Trabalho para os comerciários, assegurando conquistas para a categoria, como o estabelecimento do piso salarial e a formalização das relações trabalhistas por meio da carteira de trabalho assinada, o trouxe muita credibilidade para o Sindicato.

Hoje, sob a liderança de Joelma, o Sindicato continua se expandindo. Construiu e inaugurou em 2018 a nova sede do sindicato em Barra do Graças, mais ampla e mais moderna, e adquiriu um amplo terreno para a construção do novo Clube Social dos Comerciários. E a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores continua, bem como as atividades de integração, como a já tradicional Festa dos Comerciários em todo o da 1º de Maio.